Um dos servidores web mais usados no mundo o APACHE possui um domínio de mais de 60%, por ser tão importante vamos conhecer um pouco mais sobre esse servidor web e descobrir para que serve.
Como servidor Web, o Apache é o mais conhecido e usado. Os motivos incluem seu excelente desempenho, segurança, compatibilidade com diversas plataformas e todos os seus recursos. Toda vez que você entra em um site por trás da pagina que esta acessando existe um servidor que disponibiliza a pagina e todos ou outros recursos que você pode acessar, exemplos quando faz envia um email ou quando faz alguma compra online um servidor web ( apache ) ou vários servidores é responsável por processar essas informações.
O Apache é um software livre, o que significa que qualquer um pode estudar ou alterar seu código-fonte, além de poder utilizá-lo gratuitamente. É graças a essa característica que o software foi (e continua sendo) melhorado ao passar dos anos. Graças ao trabalho muitas vezes voluntário de vários desenvolvedores, o Apache continua sendo o servidor Web mais usado no mundo. Além de estar disponível para o Linux (e para outros sistemas operacionais baseados no Unix), o Apache também conta com versões para o Windows, para a Novell Netware e para o OS/2, o que o torna uma ótima opção para rodar em computadores antigos (desde que este atenda aos requisitos mínimos de hardware).
O servidor Apache é capaz de executa código em PHP, Perl, Shell Script e até em ASP e pode atuar como servidor FTP, HTTP, e vários outros. Sua utilização mais conhecida é a que combina o Apache com a linguagem PHP e o banco de dados MySQL. A exigência de hardware do Apache depende de sua aplicação, mas um PC Pentium com 64 MB de memória RAM é capaz de executá-lo tranqüilamente em um ambiente corporativo pequeno. No entanto, quando se trata de um site na internet, é interessante ter máquinas tão poderosas quanto o que exige o nível de acesso.
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DO APACHE :
1. Possui suporte a scripts cgi usando linguagens como Perl, PHP, Shell Script, ASP, etc;
2. Suporte a autorização de acesso podendo ser especificadas restrições de acesso separadamente para cada endereço/arquivo/diretório acessado no servidor;
3. Autenticação requerendo um nome de usuário e senha válidos para acesso a alguma página/sub-diretório/arquivo (suportando criptografia via Crypto e MD5);
4. Negociação de conteúdo, permitindo a exibição da página Web no idioma requisitado pelo Cliente Navegador;
5. Suporte a virtual hosting (é possível servir 2 ou mais páginas com endereços/ portas diferentes através do mesmo processo ou usar mais de um processo para controlar mais de um endereço);
6. Módulos DSO (Dynamic Shared Objects) permitem adicionar/remover funcionalidades e recursos sem necessidade de recopilação do programa, Entre outras.
O servidor Apache é um software poderoso, robusto, seguro e amplamente usado no mundo. Seu leque de configurações o faz ser uma ferramenta que requer tempo para ser dominada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário