sábado, 20 de novembro de 2010

1 TWIKI

1.1 ORIGEM


Wiki é uma forma abreviada de “wiki wiki”  palavra havaiana que quer dizer rapidamente. TWiki é uma ferramenta de desenvolvimento de conteudo colaborativa na web, isso que dizer  que um wiki,  consiste em possibilitar várias pessoas, separadas geograficamente, de interagir criando conteúdo utilizando apenas um navegador, ou seja, as paginas pode ser alteradas por qualquer pessoa a qualquer momento isso gera maior riqueza de informações na pagina.  Neste Sítio Wiki, como em qualquer TWikiSite, você pode alterar diretamente o conteúdo desta web, sem precisar de um programa de linguagem complexa, nem de conhecimentos de programação, ou mesmo de autorização de webmasters de plantão. Ao contrário, num Sítio Wiki como este, você irá apenas utilizar o seu navegador de internet (Web Browser) para contribuir colocando conteúdo nas páginas wiki, em qualquer lugar do mundo onde você esteja. Assim, por meio desta plataforma Web colaborativa, é possível haver uma descentralização do pólo de emissão das informações, maior liberdade de expressão e, ao mesmo tempo, atualização das páginas web de forma muito mais fácil, dinâmica e autogerida.
Wiki é um sistema multifuncional e reconhecidamente maduro, usado por diversas instituições e pessoas. Ele deu novas funcionalidades ao conhecido padrão wiki como o conceito de Webs. O wiki é um software livre que utiliza linguagem HTML E JAVASCRIPT, possui a interface customizável, controle de acesso e edição, controle de revisão entre outros.

2 FUNCIONALIDADES


Os tópicos são agrupadas em TWiki Webs, isso que dizer que  possibilita separar o grupos colaborativos em temas distintos e dar uma "identidade" a essa área temática.
► Auto-link para Wiki Words, ou seja, Um padrão de escrita que é reconhecido como nome de tópico.
► Criação simples de novos tópicos (em um clique).
► Busca simples e avançada, local ou em toadas as webs, usando, ou não, expressões regulares.
► Todos os tópicos e anexos tem seu controle de versão. É possível ver versões anteriores, as diferenças entre elas, quem fez e quando fez.
► Formatação fácil de texto com a TWikiShorthand.
► Envio automático de e-mail notificando modificações em uma determinada web para os usuários inscritos no tópico de notificação.
► Controle de acesso. O usuário deve ser autenticado (deve logar no sistema) para modificar o conteúdo.
► Controle de acesso baseado em grupos ou usuários para visualização ou edição de determinado tópico ou web. Essas opções são definidas nas opções de configuração das webs e tópicos.
Upload de arquivos para anexação em tópicos.
► Quatro níveis de preferências: Preferências do TWiki (nível do ambiente, envolvendo todas as webs), Preferências da Web (nível da web, envolve somente seus tópicos), Preferências do Tópico (nível do tópico, são suas permissões) e Preferências do Usuário (define sua forma de interagir com o ambiente).
► Trancamento de Tópico. Impede que usuários editem o mesmo tópico simultaneamente, o que poderia facilmente causar conflito de versões.
► A segurança é vista como um dos pontos mais importantes do sistema.
Inúmeras outras funcionalidades já foram ou podem ser implementadas e acopladas ao sistema como plug-ins.

3 MANUAL DO TWIKI PARA INICIANTES

3.1 PARA FACILITAR

Abra duas janelas (ou abas) do seu navegador web, de forma que você possa ler os passos desse documento numa janela (ou aba), e testá-los na outra.  

3.2 CRIANDO UMA CONTA PESSOAL DE ACESSO

Para editar tópicos e acrescentar conteúdos, você deve ter uma conta de acesso ao TWiki.
► Para tanto, acesse o tópico de Registro de Usuários para criar sua conta pessoal de acesso. Basta preencher corretamente algumas linhas do formulário para se registrar.
► Note que só é necessário ter uma conta de acesso se você precisar alterar tópicos.
► Utilizamos um sistema de controle de acesso para restringir quem pode alterar tópicos em quais webs. Se você acha que deveria ter acesso para alterar tópicos numa web, contacte wikiwebmaster@softwarelivre.org e solicite permissão para tal.
► Vá ao tópico WikiUsers na web TWiki.Main ; ele possui uma lista de todos os usuários do TWiki. Seu %TWikiWEB%.WikiName será incluído assim que você se registrar.
► Vá ao tópico TWikiGroups na web TWiki.Main ; ele possui uma lista de grupos que podem ser usados para definir um controle de acesso rigoroso no TWiki.

3.3  TESTE AS FERRAMENTAS DE PÁGINAS

Vá para o final da página, no canto direito, para ver o que você pode fazer neste Sítio Wiki. Lá você vai encontrar quatro desenhos pequenos que, na verdade, são um menu de apontadores (imagens de Letras) para ações:
► [Editar] - adiciona ou modifica o tópico (explicado depois)
► [Anexar] - anexa arquivos ao tópico (explicado depois)
► [Versões] - mostra uma versão prévia do tópico ou a diferença entre duas versões.
► [Mais opções] - controles adicionais, como [Rename/move], controle de versão e configurações da origem do tópico.
3.4 MODIFIQUE UMA PÁGINA, E/OU CRIE UMA NOVA

Vá para Caixa de Areia. Esta é uma área de teste no servidor TWiki da Gnosis (local onde este site está hospedado), onde você pode fazer mudanças à vontade e testar todos os recursos.
► Clique no link [Editar]. Você está agora no modo de edição e pode visualizar o código da página. (vá para um tópico diferente como Testtopic3 caso você seja advertido com uma mensagem "Tópic está trancado por um outro usuário")
► Olhe o texto no modo de edição e compare-o com a página como ela é vista (use os botões Voltar e Avançar no seu navegador).
► Repare que as PalavraWiki são linkadas automaticamente; assim, não haverá nenhum sinal de link quando você olhar o código da página no modo de edição.
► Agora, crie um novo tópico - sua própria página de teste:
1.            No modo edição, digite um novo texto com uma PalavraWiki, ex:
Este é  SeuProprioSandBox.
2.            Veja as alterações (Preview Changes) e salve o tópico. O nome aparece, em negrito, com um sinal de interrogação no final. Isso significa que o tópico ainda não existe.
3.            Clique no sinal de interrogação. Agora você entrou no modo de edição do novo item.
4.            Digite algum texto, assim como você escreve um email.
5.            Uma assinatura com seu nome será adicionada automaticamente. NOTA: O Main. na frente de seu nome significa que você tem um link originado da página atual para seu tópico pessoal localizado na página Main .
6.            Confira as alterações e salve o tópico


3.5 DICAS DE FORMATAÇÃO DE TEXTO

Embora não haja necessidade de saber html para editar no TWiki, existem alguns recursos fáceis de usar com o objetivo de arrumar melhor o textos e outros elementos como, por exemplo, imagens dentro do ambiente de edição de uma TWiki Web:
►Títulos e subtítulos podem ser formados usando ---+ antecedendo os títulos e ---++, ---+++, antecedendo os subtítulos.
►Separe cada parágrafo com uma linha em branco.
►Três (ou mais) hífens consecutivos expandem-se em uma linha horizontal: ---
►Para indicar uma palavra ou frase em negrito, coloque-a entre * asteriscos * : negrito.
►Para indicar uma palavra ou frase em itálico, coloque-a entre _ sublinhados _ : itálico.
►Para criar uma lista de ícones, adicione seus itens um em cada linha no formato: [espaço][espaço][espaço][*][espaço]Texto....
►Iniciar itens em uma lista numerada com [espaço][espaço][espaço][1][espaço]Texto.... O "1" (ou qualquer número) será substituído pelo número correto, em ordem. Comece a contar espaços para o "1" do começo de uma nova linha.
►Para incluir uma imagem, digite sua URL. Você também pode anexar uma imagem à página e mostrá-la com o texto seuarquivodaimagem.jpg.
►Para um link externo, digite a URL completa: http://TWiki.org.
Obs.: Esses recursos no TWiki são chamados de "Regras de Formatação de Texto" parte da sua linguagem de marcação "Shorthand".

3.6 ANEXANDO ARQUIVOS NA PÁGINA

Você pode anexar qualquer tipo de arquivo ao seu tópico - documentos, imagens, programas, qualquer coisa - e então eles poderão ser abertos, visualizados, ou baixados.
►Anexar um arquivo é exatamente como incluir um arquivo num email.
1.    Volte para a caixa de edição de seu tópico e clique no link [Anexar] logo abaixo.
2.    Clique em [Browse] para localizar um arquivo em seu computador que você gostaria de anexar; insira algum comentário adicional; deixe todo o resto desmarcado.
3.            Marque o quadradinho "Create a link to the attached file", caso você queira que a imagem apareça na tela.
4.    Marque o quadradinho "Do not show attachment in table", caso você não queira mostrar a tabela de arquivos anexados.
5.    Clique em [Upload file], desça até o final da página e veja se seu anexo está na listagem.
► Faça isso de novo - Dessa vez, anexe um arquivo de imagem GIF, JPG ou PNG.
► Marque a caixa [Link:] para Criar um link para o arquivo anexado no final do tópico. A imagem será exibida ao final do tópico.
► Para mover uma imagem, edite o tópico e posicione a última linha (contendo %ATTACHURL%) em qualquer lugar da página.


3.7 RECEBA ALERTAS E NOTIFIAÇÕES, CASO A PÁGINA SEJA ALTERADA

Notificações de Atualização é um serviço de subscrição que notifica você automaticamente por e-mail quando um tópico é alterado no TWiki. É um serviço útil - para muitas pessoas, checar o e-mail é mais confortável que verificar na Web.
► Se você está usando TWiki para colaborar com um projeto, é importante saber quando alguém de sua equipe envia uma atualização. Se você está seguindo uma discussão específica, é conveniente saber quando há um novo item.
► Alertas são emitidos quando links para tópicos individuais são alterados em um período selecionado: a cada dia, cada hora, como for configurado no seu sistema.
► É fortemente recomendado que você experimente o serviço de assinatura para cada página do TWiki que for importante para você. Você pode se inscrever e se desinscrever instantaneamente, uma vez por página, usando WebNotify.
OBS.: Quando usar o TWiki pela primeira vez, você provavelmente vai achar bem estranho o fato de ser capaz de modificar páginas desenvolvidas por outras pessoas. Porém, não se preocupe com isso! Você não poderá apagar nada de importante acidentalmente e pode sempre checar versões anteriores, copiar e colar, se você quiser desfazer alterações. Ou seja, todas as ações são registradas e sempre é possível recuperar o conteúdo.


DAWNLOAD DO TWIKI CLICK AQUI

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

MYSQL

O MySQL foi desenvolvido em 1996, foi criado  pela necessidade de um banco de dados relacional que pudesse tratar grandes quantidades de dados em máquinas de custo baixo. O MYSQL é um dos bancos de dados relacionais mais rápidos do mercado, apresenta quase todas as funcionalidades dos grandes bancos de dados. MySQL é uma linguagem simples, em que você facilmente pode gravar, alterar e recuperar informações num web site com segurança e rapidez O MYSQL é executado, principalmente, em sistemas que participam da filosofia UNIX, embora outros sistemas S.O também fornecem suporte, como Windows, por exemplo.
O MYSQL é um sistema de gerenciamento de banco de dados de código fonte aberto e nível corporativo. O MySQL não é apenas um banco de dados, mas sim um gerenciador de banco de dados. Com este SGBD (Sistema Gerenciador de Banco de Dados), também pode ser utilizado para aplicações corporativas. Ele  é a solução robusta para quase todo tipo de aplicação, combine a estabilidade do MySQL com seu baixo custo de propriedade e rapidamente você irá considerá-lo indispensável. O MySQL oferece o melhor cenário de todos SGBD, executa em muitas plataformas, oferece um baixo custo e é muito estável, armazena dados em tabelas separadas em vez de colocar  todos os dados um só local. Isso proporciona velocidade e flexibilidade.
O Programa de Banco de Dados MySQL é um sistema cliente/servidor que consiste de um servidor SQL multitarefa que suporta acessos diferentes, diversos programas clientes e bibliotecas, ferramentas administrativas e diversas interfaces de programação (API's). Também concedemos o Servidor MySQL como uma biblioteca multitarefa que você pode ligar à sua aplicação para chegar a um produto mais rápido, menor e mais facilmente gerenciável.

Características do MySQL
  1. Multi-plataforma, portanto suporta diferentes plataformas: Win32, Linux, FreeBSD, Unix, etc...
  2. Suporte a múltiplos processadores
  3. Um sofisticado sistema de senhas criptografadas flexível e Seguro.
  4. Suporta até 16 índices por tabela
  5. Código fonte escrito em C e C++ e testado com uma variedade de diferentes compiladores
  6. As tabelas criadas podem ter tamanho de até 4 GB e Banco de dados de código aberto e gratuito
O MySQL possuí componentes de segurança contra ameaças externas como crackers e outros, e também proteger os dados dos próprios usuários. O mysql apresenta vários níveis de segurança em relação ao acesso. Todas as informações de segurança estão armazenadas no banco mysql,
A filosofia de segurança em banco de dados refere-se a fornecer ao usuário apenas o que é essencial para o seu trabalho.

APACHE

Um dos servidores web mais usados no mundo o APACHE possui um domínio de mais de 60%, por ser tão importante vamos conhecer um pouco mais sobre esse servidor web e descobrir para que serve.
Como servidor Web, o Apache é o mais conhecido e usado. Os motivos incluem seu excelente desempenho, segurança, compatibilidade com diversas plataformas e todos os seus recursos. Toda vez que você entra em um site por trás da pagina que esta acessando existe um servidor que disponibiliza a pagina e todos ou outros recursos que você pode acessar, exemplos quando faz envia um email ou quando faz alguma compra online um servidor web ( apache ) ou vários servidores é responsável por processar essas informações.
O Apache é um software livre, o que significa que qualquer um pode estudar ou alterar seu código-fonte, além de poder utilizá-lo gratuitamente. É graças a essa característica que o software foi (e continua sendo) melhorado ao passar dos anos. Graças ao trabalho muitas vezes voluntário de vários desenvolvedores, o Apache continua sendo o servidor Web mais usado no mundo. Além de estar disponível para o Linux (e para outros sistemas operacionais baseados no Unix), o Apache também conta com versões para o Windows, para a Novell Netware e para o OS/2, o que o torna uma ótima opção para rodar em computadores antigos (desde que este atenda aos requisitos mínimos de hardware).
O servidor Apache é capaz de executa código em PHP, Perl, Shell Script e até em ASP e pode atuar como servidor FTP, HTTP, e vários outros. Sua utilização mais conhecida é a que combina o Apache com a linguagem PHP e o banco de dados MySQL. A exigência de hardware do Apache depende de sua aplicação, mas um PC Pentium com 64 MB de memória RAM é capaz de executá-lo tranqüilamente em um ambiente corporativo pequeno. No entanto, quando se trata de um site na internet, é interessante ter máquinas tão poderosas quanto o que exige o nível de acesso.

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DO APACHE :
1.    Possui suporte a scripts cgi usando linguagens como Perl, PHP, Shell Script, ASP, etc;
2.    Suporte a autorização de acesso podendo ser especificadas restrições de acesso separadamente para cada endereço/arquivo/diretório acessado no servidor;
3.    Autenticação requerendo um nome de usuário e senha válidos para acesso a alguma página/sub-diretório/arquivo (suportando criptografia via Crypto e MD5);
4.    Negociação de conteúdo, permitindo a exibição da página Web no idioma requisitado pelo Cliente Navegador;
5.    Suporte a virtual hosting (é possível servir 2 ou mais páginas com endereços/ portas diferentes através do mesmo processo ou usar mais de um processo para controlar mais de um endereço);
6.  Módulos DSO (Dynamic Shared Objects) permitem adicionar/remover funcionalidades e recursos sem necessidade de recopilação do programa, Entre outras.
O servidor Apache é um software poderoso, robusto, seguro e amplamente usado no mundo. Seu leque de configurações o faz ser uma ferramenta que requer tempo para ser dominada.

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

DOWNLOAD MYSQL


O MySQL é um sistema de gerenciamento de banco de dados (SGBD), que utiliza a linguagem SQL (Linguagem de Consulta Estruturada, do inglês Structured Query Language) como interface. É atualmente um dos bancos de dados mais populares, com mais de 10 milhões de instalações pelo mundo.  Entre os usuários do banco de dados MySQL estão: NASA, Friendster, Banco Bradesco, Dataprev, HP, Nokia, Sony, Lufthansa, U.S. Army, U.S. Federal Reserve Bank, Associated Press, Alcatel, Slashdot, Cisco Systems, Google e outros. 


TUTORIAL MYSQL EM PORTUGUES
 



DOWNLOAD APACHE


O servidor Apache (ou Servidor HTTP Apache) é o mais bem sucedido servidor web livre. Foi criado em 1995 por Rob McCool, então funcionário do NCSA (National Center for Supercomputing Applications). Numa pesquisa realizada em dezembro de 2007, foi constatado que a utilização do Apache representa 47.20% dos servidores ativos no mundo. Em maio de 2010, o Apache serviu mais de 54,68% de todos os sites e mais de 66% dos milhões de sites mais movimentados. É a principal tecnologia da Apache Software Foundation, responsável por mais de uma dezena de projetos envolvendo tecnologias de transmissão via web, processamento de dados e execução de aplicativos distribuídos.
O servidor é compatível com o protocolo HTTP versão 1.1. Suas funcionalidades são mantidas através de uma estrutura de módulos, permitindo inclusive que o usuário escreva seus próprios módulos — utilizando a API do software.



TUTORIAL APACHE EM PORTUGUES
 



DOWNLOAD PHP


PHP é uma linguagem de programação de computadores interpretada, livre e muito utilizada para gerar conteúdo dinâmico na World Wide Web. A linguagem PHP é uma linguagem de programação de domínio específico, ou seja, seu escopo se estende a um campo de atuação que é o desenvolvimento web, embora tenha variantes como o PHP-GTK. Seu propósito principal é de implementar soluções web velozes, simples e eficientes.

TUTORIAL PHP EM PORTUGUES 

DOWNLOAD JOOMLA

JOOMLA é o sistema gratuito que serve para gerenciar conteudos, layout e outros funcionalidades para sites de pequenos, medio e grande porte. o joomla ajuda a resolver um problema comum que é o custo de se criar e manter um website.
Dawnload do Joomla click aqui

TUTORIAL JOOMLA EM PORTUGUES 

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

CMS - Sistema de gerenciamento de conteúdo


Em inglês Content Management Systems é um sistema gestor de web sites, portais e intranet que possui ferramentas necessarias para criar, gerir sem a necessidade de linguagem de programação, pois o objetivo é facilitar a criação, publicação da informação.
Um CMS permite que a empresa tenha total autonomia sobre o conteúdo e evolução da sua presença na internet e não ha  a assistência de terceiros ou empresas especializadas para manutenções de rotina. E Nem presisa de um funcionário dedicado, pois cada membro da equipe poderá gerir o seu próprio conteúdo, diminuindo os custos com recursos humanos e com empresas especializadas. A habilidade necessária para trabalhar com um sistema de gestão de conteúdo não vai muito além dos conhecimentos necessários para um editor de texto.
O grande diferencial de um CMS é permitir que o conteúdo de um web site possa ser modificado de forma rápida e segura de qualquer computador conectado à Internet. Um sistema de gestão de conteúdo reduz custos e ajuda a suplantar barreiras potenciais à comunicação web reduzindo o custo da criação, contribuição e manutenção de conteúdo.
 
Um exemplo de CMS é o JOOMLA que serve para gerenciar conteudos, layout e outras funcionalidades para sites de pequenos, medios e grande porte. Asssim como os outros CMS, o JOOMLA ajuda a resolver um problema muito comum, que é o custo de se criar e manter um web site ou web portal razoavelmente complexo, repleto de recursos e conteudo  e que tem quer ser mantido por varios pessoas com pouco ou nenhum conhecimento tecnico.
Antes do JOOMLA éra necessario formar uma equipe com designers e programadores para construir um web site, isso sai muito caro para as empresas, pois alem de ter que destinar verba para a criação de seu site, o custo seria continuo para bancar o gerenciamento do msmo. Além disso, havia uma dependência de amos as partes, os outores do conteudo dependia parte técnica pppara colocar seus textos na internet, e nem sempre ambos trabalhavam no mesmo ritimo. No intuito de acabar com essa problema, foram criados os CMS como o JOOMLA,. Que visda facilitar a construção de sites de forma rapida e eficiente e gerar menos custos. Auxilia na publicação e administração de um conteudo na web, facilitando ate mesmo para quem não é perito nessa área.
Concluiondo os CMS permite que um web site ou portal razoavelmente complexo seja criado com uma rapidez e baixo custo impossives de serem obtidos atraves do desenvolvimento tradicional, permitem que usuarios leigos em webdesign possam contribuir com conteudos diretamente sem precisar de intermediarios.